Colégio Vicentino da Imaculada Conceição

Destaques, Notícias › 12/07/2019

Cineclube 2019 – “Estranhos à nossa porta”

120720191

“Estranhos à nossa porta”: a crise migratória e o descarte da vida humana.

O projeto Cineclube, desenvolvido no Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, tem por objetivo promover um ambiente de reflexão e debate, a partir da abordagem de temáticas criteriosamente selecionadas por professores da instituição.
A metodologia consiste na exibição de filmes consagrados, seguido de debates em que todos participam ativamente.

O filme escolhido, para ‘abrir’ o projeto do ano letivo de 2019, foi o longa francês “Samba”, que faz um retrato da tumultuada e crítica situação da imigração na França.

Para complementar o debate sobre a crise migratória na atualidade, as professoras, de Língua Portuguesa e Sociologia, tiveram como referência teórica o último livro publicado pelo sociólogo Zygmunt Bauman: “Estranhos à nossa porta”.

Os conceitos e críticas construídos pelo ensaísta permearam toda a condução da exposição do tema com os estudantes, questionando o modo como a imigração é discutida pelo ponto de vista da segurança e não por uma questão moral, como o autor compreende ser o adequado.

Outro ponto alto do trabalho teve como dilema as questões e argumentos que envolvem a adesão ou negação dos países ao “Pacto Global para a Migração Ordenada, Segura e Regular”.

Ao final, fizemos a leitura do discurso do Papa Francisco, em 2013, na cidade de Lampedusa:

“Quantos de nós, incluindo eu mesmo, perdemos o nosso rumo; não prestamos mais atenção ao mundo em que vivemos; não nos importamos; não protegemos o que Deus criou para todos; e acabamos nos tornando incapazes até de cuidarmos uns dos outros! E quando a humanidade como um todo perde o seu rumo, isso resulta em tragédias como as que temos testemunhado… uma pergunta deve ser feita: quem é o responsável pelo sangue desses nossos irmãos e irmãs? Ninguém! Essa é a nossa resposta; não sou eu; não tenho nada a ver com isso. Deve ser outra pessoa, mas certamente não eu…Hoje, ninguém no mundo se sente responsável. Perdemos o senso de responsabilidade para com nossos irmãos e irmãs… A cultura do conforto que nos faz pensar apenas em nós mesmo, nos torna insensíveis aos gritos de outras pessoas, faz-nos viver em bolhas de sabão que, embora adoráveis, carecem de substância; oferecem uma ilusão efêmera e vazia que resulta na indiferença em relação aos outros; na verdade, leva até a globalização da indiferença. Nesse mundo globalizado, caímos na indiferença globalizada. Nós nos acostumamos ao sofrimento do outro. Ele não me afeta. Não me diz respeito. Não é da minha conta!”

Por último, sorteamos um exemplar do livro “Estranhos à nossa porta” como forma de convite e incentivo a todos os alunos e todas as alunas da instituição, bem como aos ex-estudantes e alunos externos presentes!

O aluno Douglas, da 2ª série do Ensino Médio, foi o sortudo da vez!

Parabéns Ensino Médio e 9° ano pela excelente participação!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Endereço

Praia de Botafogo, 266, Botafogo – RJ CEP: 22231-050

Redes Sociais
X