Educação Infantil
Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica Vicentina é fundamentada nos princípios cristãos, articulada com o desenvolvimento do ser em todas as suas dimensões, promovendo habilidades imprescindíveis às relações humanas neste mundo tecnológico.
Para o desenvolvimento dos processos de letramento e de alfabetização, fundamentamos nossa prática na concepção sociointeracionista.
O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição é um espaço socializador, estimulador de mentes e promotor da criação e recriação de conhecimentos, agregando novas possibilidades culturais ao educando. Em nosso colégio, cada ação educativa tem sua intencionalidade baseada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, cuja importância se justifica pelo desenvolvimento de todas as competências definidas em cada faixa etária.

Nossa prática diferencia-se pelo trabalho por projetos que privilegiam a descoberta, o protagonismo, o lúdico, o criativo, o movimento e a interdisciplinaridade.
O brincar na educação infantil é uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidades de relacionar-se com os outros.
O imaginário e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, criatividade e suas emoções.
Objetivo
A Educação Infantil cumpre duas funções indispensáveis: educar e cuidar.
São objetivos da Educação Infantil:
• Promover o bem estar da criança e seu desenvolvimento integral;
• Aguçar a curiosidade;
• Estimular a imaginação;
• Promover situações para fortalecer as emoções, tornando as crianças corajosas, destemidas, capazes de enfrentar suas inseguranças;
• Propiciar espaços de aprendizagens significativas e respeito aos outros e suas diversidades;
• Ser parceira das famílias no processo de educação em valores.
• Organizar descobertas, informações e conquistas, transformando-as em aprendizagem.
Missão
O Colégio da Imaculada Conceição assume a filosofia evangélico-libertadora, com enfoque no carisma vicentino, educando em valores.
Os processos de ensino e aprendizagem visam à formação integral do educando como cidadão e como cristão.
