Colégio Vicentino da Imaculada Conceição

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Proposta Pedagógica

Num ambiente acolhedor, o segmento do Ensino Fundamental I oportuniza o estudante a desenvolver as competências e habilidades a fim de um crescimento integral, nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor. Respeito, cooperação, solidariedade, criatividade, consciência crítica fazem parte do cotidiano escolar; são valores aprendidos e cultivados através da boa convivência diária e dos vários projetos educativos.

Os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, significativa e prazerosa.

A Organização Curricular contempla os seguintes componentes: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso, Artes, Educação Física, Música e Língua Inglesa.

Missão

O Colégio da Imaculada Conceição assume a filosofia evangélico-libertadora, com enfoque no carisma vicentino, educando em valores.

O processo ensino e aprendizagem visa a formação integral do educando como cidadão e como cristão.

A educação é entendida como o pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, para que possa enfrentar o mundo atual como cidadão ético, empreendedor, participativo e solidário, como cristão vicentino comprometido com sua fé, com a transformação social e com a sustentabilidade da vida no planeta.

Através de uma metodologia participativa, contextualizada, problematizadora e dinâmica, nosso colégio incorpora em sua ação educativa as premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturantes da sociedade contemporânea:

– Aprender a aprender

– Aprender a fazer

– Aprender a ser

– Aprender a conviver

Acreditamos na importância da parceria entre a família e a escola como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Cabe a instituição estabelecer um diálogo aberto com as famílias assumindo um trabalho acolhedor junto às crianças e suas famílias, valorizando e respeitando as diversidades e desenvolvendo a capacidade de observar, ouvir e também aprender com cada família.

Cabe a família perceber a escola como um segundo lar de seu filho (a) acreditando na sua pratica pedagógica valorizando e respeitando os seus valores ligados a procedimentos disciplinares, relacionamentos, higiene, afetividade etc., que visam o bem estar e à aprendizagem da criança.

Quando família e escola trabalham em conjunto o retorno é sempre positivo e imediato.

O trabalho dos pais integrado à escola torna-se essencial para que ambos falem a mesma linguagem, auxiliando na aprendizagem do educando.

É importante que os pais participem constantemente das atividades proporcionadas pela escola, incentivando seus filhos para o mesmo, pois esta união de esforços enriquecerá todo o processo de ensino aprendizagem.

O principal objetivo dessa interação é o trabalho em conjunto, que tem o intuito de propiciar o desenvolvimento de comportamentos, que contribuirão na formação integral do educando.

Endereço

Praia de Botafogo, 266, Botafogo – RJ CEP: 22231-050

Redes Sociais
X