Ensino Fundamental II
Proposta Pedagógica
O Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano do) do CIC tem por princípio, formar integralmente seus estudantes. Apresentando um programa de conteúdos de acordo com a faixa etária e de acordo com ano/série. A escola se propõe, de forma vertical, através de uma diversidade de componentes curriculares a criar possibilidades de investir de forma sistematizada nos aspectos cognitivos, sociais e morais de nossos estudantes. Entende e mantém o compromisso de manter acesa a chama da parceria escola-família, fortalecendo os laços de solidariedade, tolerância e assistência social.

Permeando todo esse processo de formação integral, a escola defende uma educação baseada na escuta, presença e afeto, princípios básicos para pensarmos uma educação qualitativa onde habilidades e competências sejam amplificadas e valorizadas.
Missão
O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição assume a filosofia evangélico-libertadora, com enfoque no carisma vicentino, educando em valores.
O processo ensino e aprendizagem visa a formação integral do educando como cidadão e como cristão.
A educação é entendida como o pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, para que possa enfrentar o mundo atual como cidadão ético, empreendedor, participativo e solidário, como cristão vicentino comprometido com sua fé, com a transformação social e com a sustentabilidade da vida no planeta.
Através de uma metodologia participativa, contextualizada, problematizadora e dinâmica, nosso colégio incorpora em sua ação educativa as premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturantes da sociedade contemporânea:
– Aprender a aprender
– Aprender a fazer
– Aprender a ser
– Aprender a conviver
Acreditamos na importância da parceria entre a família e a escola como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Cabe a instituição estabelecer um diálogo aberto com as famílias assumindo um trabalho acolhedor junto às crianças e suas famílias, valorizando e respeitando as diversidades e desenvolvendo a capacidade de observar, ouvir e também aprender com cada família.
Cabe a família perceber a escola como um segundo lar de seu filho (a) acreditando na sua pratica pedagógica valorizando e respeitando os seus valores ligados a procedimentos disciplinares, relacionamentos, higiene, afetividade etc., que visam o bem estar e à aprendizagem da criança.
Quando família e escola trabalham em conjunto o retorno é sempre positivo e imediato.
O trabalho dos pais integrado à escola torna-se essencial para que ambos falem a mesma linguagem, auxiliando na aprendizagem do educando.
É importante que os pais participem constantemente das atividades proporcionadas pela escola, incentivando seus filhos para o mesmo, pois esta união de esforços enriquecerá todo o processo de ensino aprendizagem.
O principal objetivo dessa interação é o trabalho em conjunto, que tem o intuito de propiciar o desenvolvimento de comportamentos, que contribuirão na formação integral do educando.