Colégio Vicentino da Imaculada Conceição

Ensino Médio

Proposta Pedagógica

Educar e evangelizar, à luz da Pedagogia de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.

O Ensino Médio do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, etapa final da Educação Básica, com duração de 03 anos, tem como finalidades:

1. Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos e pesquisas.

2. Aprimorar o educando como ser humano, através de formação ético-religiosa, do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

3 Através de uma aprendizagem contextualizada e no relacionamento teoria e prática, possibilitar ao educando dar significado ao conteúdo aprendido, estimulando- o a pensar e a criar.

4. Contribuir para a formação de um cidadão capaz de empreender, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo.

5. Reforçar no 3ª série a preparação para o vestibular, através de simulados, palestras, seminários, monitorias e recursos pedagógicos especiais.

Missão

O Colégio da Imaculada Conceição assume a filosofia evangélico-libertadora, com enfoque no carisma vicentino, educando em valores.

O processo ensino e aprendizagem visa a formação integral do educando como cidadão e como cristão.

A educação é entendida como o pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, para que possa enfrentar o mundo atual como cidadão ético, empreendedor, participativo e solidário, como cristão vicentino comprometido com sua fé, com a transformação social e com a sustentabilidade da vida no planeta.
Acreditamos na importância da parceria entre a família e a escola como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

– Aprender a aprender

– Aprender a fazer

– Aprender a ser

– Aprender a conviver

Acreditamos na importância da parceria entre a família e a escola como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

Cabe a instituição estabelecer um diálogo aberto com as famílias assumindo um trabalho acolhedor junto às crianças e suas famílias, valorizando e respeitando as diversidades e desenvolvendo a capacidade de observar, ouvir e também aprender com cada família.

Cabe a família perceber a escola como um segundo lar de seu filho (a) acreditando na sua pratica pedagógica valorizando e respeitando os seus valores ligados a procedimentos disciplinares, relacionamentos higiene, afetividade etc. que visam o bem estar e à aprendizagem da criança.

Quando família e escola trabalham em conjunto o retorno é sempre positivo e imediato.

O trabalho dos pais integrado à escola torna-se essencial para que ambos falem a mesma linguagem, auxiliando na aprendizagem do educando.

O principal objetivo dessa interação é o trabalho em conjunto, que tem o intuito de propiciar o desenvolvimento de comportamentos, que contribuirão na formação integral do educando.

Endereço

Praia de Botafogo, 266, Botafogo – RJ CEP: 22231-050

Redes Sociais
X