Colégio Vicentino da Imaculada Conceição

Formação Continuada › 04/07/2019

Orientação profissional: como funciona e os principais benefícios – Orientação Profissional

Escolher uma carreira ou mudar o rumo da sua vida profissional pode ser um processo bem delicado quando você não sabe ao certo o que fazer. Por isso, pode ser interessante contratar os serviços de uma pessoa especializada para realizar uma orientação profissional para você.

O trabalho do orientador é justamente tentar esclarecer algumas dúvidas e questionamentos que estão relacionados a uma carreira profissional. Com isso, o orientador consegue direcioná-lo com base no seu perfil e em suas preferências.

Neste post separamos algumas informações que são pertinentes para quem quer entender o trabalho do orientador profissional. Saiba o que é orientação profissional, para que serve, para quem é indicada a orientação, qual a importância e os benefícios, como funciona e quais são as diferenças entre a orientação vocacional e a profissional.

O que é orientação profissional?

A orientação profissional é um trabalho realizado por uma pessoa especializada que presta atendimento e acompanha os indivíduos em suas carreiras. O objetivo é esclarecer todas as dúvidas que envolvem uma carreira.
Uma das maiores dúvidas das pessoas atualmente é entender como está o mercado de trabalho para uma determinada profissão ou descobrir quais são as opções de carreiras que estão mais relacionadas ao seu perfil.

Essas questões podem ser levantadas junto com a busca pelo autoconhecimento com uma forma de compreender melhor suas preferências, habilidades, potenciais, fragilidades e intolerâncias.
Portanto, a orientação profissional tem o objetivo de proporcionar reflexão no indivíduo na busca do direcionamento da sua carreira, além de ajudar no processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Para que serve a orientação profissional?

O trabalho da orientação profissional é identificar aspectos que o indivíduo não havia percebido ainda, que possam fazer a grande diferença na hora de definir uma carreira. Para isso, são realizados alguns testes e entrevistas.

Depois desse processo a pessoa consegue fazer uma escolha profissional mais consciente, sempre priorizando as suas preferências, sem deixar de levar em consideração as suas limitações. Dessa forma, há uma enorme possibilidade do indivíduo ter mais sucesso profissional.

Para quem é indicada a orientação profissional?

A orientação profissional pode ser indicada para quem está saindo da escola e está buscando entender qual a profissão mais indicada para o seu perfil na hora de fazer uma prova de vestibular ou Enem.

Outra possibilidade está relacionada às pessoas que se encontram insatisfeitas com o seu atual emprego e estão buscando ajuda para decidir o que fazer da sua carreira. A orientação profissional também pode ser usada na fase da aposentadoria quando o indivíduo quer se descobrir.

Muitas pessoas procuram a orientação profissional quando pretendem mudar de área ou estão buscando progredir em sua carreira de atuação. O objetivo em todos os casos é descomplicar na hora de decidir o seu futuro profissional.

Qual a importância da orientação profissional?

A fase da adolescência é um momento bem conturbado para qualquer indivíduo por conta das inúmeras transformações psicológicas, físicas e biológicas. Imagina no meio de tudo isso ainda ter que decidir algo tão complexo quanto uma profissão.

Nesse momento, alguns questionamentos passam a dominar o imaginário desses jovens. Não é à toa que eles se perguntam se devem escolher uma profissão por prazer ou se precisam pensar nas recompensas financeiras?

Outra pergunta muito pertinente é o que fazer se não gostar do curso escolhido? Ou se é melhor deixar que os pais influenciem na sua escolha? São diversos questionamentos que um jovem não tem maturidade suficiente para responder sozinho.

Para isso é apresentada a orientação profissional como uma forma de solucionar os conflitos pessoais e ajudar o indivíduo a se conhecer melhor e entender quais são suas principais habilidades e interesses.

Nesse processo, os questionamentos precisam ser solucionados junto com as oportunidades profissionais. Porém, não há uma obrigatoriedade de escolher uma profissão para a vida inteira, já que o indivíduo pode se redescobrir ao longo da sua carreira.

Nos casos dos profissionais que já estão no mercado, a orientação profissional é fundamental para auxiliá-los na busca e reflexão de novos propósitos e oportunidades, pois muitos chegam a uma etapa da vida insatisfeitos com a sua carreira atual.

Quais são os benefícios da orientação profissional?

Um dos maiores benefícios da orientação profissional é o desenvolvimento do autoconhecimento, uma vez que ao se conhecer profundamente, o indivíduo consegue perceber o que impacta os seus sentimentos.

Dessa forma, a pessoa consegue reagir melhor às diversas situações a que fica exposto. Além de valorizar as suas habilidades e competências na busca de uma vocação pessoal e especialmente profissional.

Outro grande benefício da orientação profissional é a possibilidade de sanar as dúvidas nas mais diversas áreas de trabalho, além de mostrar todas as dificuldades que você pode enfrentar no futuro, deixando-o pronto para enfrentar as adversidades que podem surgir na sua carreira.

A orientação profissional também é uma excelente oportunidade de ouvir e receber acompanhamento de outra pessoa que não possui nenhum envolvimento com o orientado, deixando de lado qualquer carga emocional ou influência em suas decisões.

Por ser um acompanhamento mais focado, solucionando os diversos questionamentos que podem surgir durante o processo, o risco de querer trocar de carreira posteriormente é mínimo, visto que o indivíduo terá mais maturidade e conhecimento sobre aquilo que quer para a sua vida.

Como funciona a orientação profissional?

A orientação profissional pode focar em algumas situações que ajudam a identificar as suas aptidões e atuações no mercado de trabalho que envolva as competências descobertas durante o procedimento.

No entanto, existem diversos tipos de orientação profissional que podem variar conforme a fase da carreira que você se encontra. Veja os principais tipos de orientação profissional.

1. Início da vida profissional

No início da vida profissional o indivíduo precisa tomar uma atitude em relação a sua carreira profissional. Para ajudá-lo nesse processo, a pessoa pode investir em conversas e testes vocacionais para tentar desvendar quais são as atividades profissionais indicadas para o seu perfil.

2. Carreira estagnada

Em um determinado momento da carreira, algumas pessoas se sentem insatisfeitas e desejam mudar o rumo da sua vida profissional. Geralmente, isso é causado pela falta de compatibilidade dos interesses profissionais com a atividade que está exercendo no momento.

Por se sentir decepcionado com o rumo da sua carreira, a orientação profissional pode ser uma ótima oportunidade para descobrir quais são os motivos que estão impedindo que você evolua na sua carreira, além de encontrar uma solução para o problema.

3. Carreira em ascensão

Os profissionais que estão em uma carreira em ascensão, alcançando suas metas e objetivos, podem contar com a orientação profissional para continuar mantendo o seu alto desempenho e conquistas.

4. Troca de carreira

Quando o profissional está cansado da atividade que desenvolve, a rotina de trabalho não lhe dá mais prazer e os resultados não são mais satisfatórios, geralmente, pensa em mudar de carreira.

Para evitar que o indivíduo cometa equívocos que possam comprometer sua vida profissional, qualidade de vida, estabilidade e segurança, a orientação profissional desenvolve o tema com o orientado.

Durante o processo são levados em consideração tanto os ganhos quanto as perdas que envolvem a troca de carreira para evitar que o indivíduo venha a se arrepender ou ter surpresas desagradáveis.

5. Decidir entre descansar ou diminuir o ritmo do trabalho

Depois de muitos anos de trabalho, algumas pessoas ficam na dúvida entre descansar para preservar a sua qualidade de vida e saúde ou se dedicar a outras atividades que sejam menos desgastantes.

Escolher a orientação profissional neste momento da vida é importante para ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada, exaltando as suas melhores conquistas, mas também propondo alternativas para você lidar com esse momento da sua carreira.

Quais as diferenças entre orientação profissional e vocacional?
Algumas pessoas ainda confundem a orientação profissional com a orientação vocacional. Entretanto, esses dois métodos são diferentes entre si, mas que podem se complementar para tomar uma decisão mais embasada.

Enquanto a orientação vocacional tem o objetivo de ajudar o indivíduo a conhecer melhor o seu perfil para entender quais são as suas áreas de interesse, a orientação profissional consegue focar nos detalhes.

Na orientação vocacional o enfoque é o aspecto comportamental do estudante enquanto que na orientação profissional o enfoque é mais técnico. Portanto, escolher uma carreira não pode apenas se basear em testes, mas em uma análise que envolva os aspectos familiar, socioeconômico, político, entre outros.

Você percebeu como a orientação profissional pode fazer uma grande diferença na escolha da sua carreira. Por isso, não pense duas vezes na hora de investir em um trabalho como esse porque o retorno é garantido.

 

Disponível em: <https://www.tuacarreira.com/orientacao-profissional/>
Acessado em: 28/06/2019

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Endereço

Praia de Botafogo, 266, Botafogo – RJ CEP: 22231-050

Redes Sociais
X