O Pré-Vestibular Vicentino é um projeto dedicado à preparação intensiva de estudantes para vestibulares públicos, destacando-se pelo foco nas disciplinas mais cobradas nos concursos.
Funciona de forma paralela às turmas de 3ª e 2ª séries do Ensino Médio, proporcionando preparação antecipada. O material didático enfatiza listas de aprofundamento em exercícios, e os alunos participam de simulados periódicos. O programa de Orientação aos Vestibulares oferece suporte individualizado, auxílio nas inscrições, acompanhamento pedagógico, palestras, visitas a universidades e organização de planos de estudos individuais.
O Integral Day Use é uma iniciativa que busca atender a necessidade de mães e pais que precisam deixar os filhos somente um dia durante todo o período na escola.
Isso também ocorre quando a família matricula o aluno no integral três vezes por semana, mas eventualmente precisa de um dia a mais, então eles podem recorrer ao day use.
O Horário Semi Integral, das 9h40 às 12h50 permite que os pais otimizem seus horários, facilitando a conciliação entre a rotina escolar e as exigências do dia a dia.
O Horário Estendido, das 17h20 às 19h, oferece flexibilidade aos pais que têm jornadas de trabalho que se estendem além do horário escolar. Isso permite que as crianças permaneçam em um ambiente educativo e seguro até que os pais estejam disponíveis para buscá-las.
O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição desenvolve o Projeto Liderança, uma iniciativa que busca incentivar o protagonismo e a responsabilidade entre os estudantes, formando líderes comprometidos com a comunidade escolar e com a sociedade. O projeto, que começa nas séries iniciais e se estende até o Ensino Médio, engloba a eleição de representantes de turma, promovendo a prática da cidadania, a participação democrática e a construção coletiva de um ambiente escolar mais engajado.
A Robótica e o Pensamento Computacional são introduzidos para cultivar o interesse em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Os estudantes exploram programação, a construção de robôs e resolução de problemas, preparando-se para enfrentar os desafios do mundo digital com criatividade e inovação.
O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição oferece o Projeto Bilíngue, que começa desde a Educação Infantil e acompanha os estudantes em sua jornada educacional. Este projeto visa proporcionar uma imersão natural e contínua no aprendizado da língua inglesa, integrando-o ao cotidiano das crianças desde os primeiros anos escolares.
O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, comprometido com a formação integral de seus estudantes, desenvolveu o Projeto de Voluntariado, no qual estudantes têm a oportunidade de visitar o Projeto Portas Abertas, uma instituição que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, obra mantida pelas Irmãs – Filhas da Caridade.
Durante essas visitas, os estudantes do colégio dedicam seu tempo para fazer companhia às crianças, participando de atividades lúdicas, educativas e recreativas. Eles organizam rodas de leitura, oficinas de arte, jogos e brincadeiras que promovem o desenvolvimento social e emocional das crianças atendidas pelo projeto.
A Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo favorece não apenas o desenvolvimento do autoconhecimento, inteligência emocional, educação financeira sustentável, escolhas profissionais, métodos de estudo, visão do mercado de trabalho e processos seletivos, mas também incorpora os valores vicentinos de solidariedade, serviço aos necessitados e formação integral dos indivíduos.
A iniciativa de escola para pais em um colégio é uma iniciativa valiosa que reconhece a importância da parceria entre a instituição de ensino e os responsáveis pelos estudantes. Essa prática proporciona diversos benefícios:
- Sessões de Feedback e Avaliação Conjunta;
- Engajamento e Envolvimento Familiar;
- Compreensão do Processo Educativo;
- Troca de Experiências;
Fortalecimento dos Valores da Escola.
As Missas mensais, além de alimentarem o aspecto espiritual dos estudantes, representam momentos preciosos de reflexão e união na comunidade escolar.
O CIC Solidário traduz esse compromisso vicentino em ações práticas, mobilizando os estudantes e responsáveis em iniciativas solidárias, arrecadação de doações e projetos sociais que promovem um impacto positivo significativo para as famílias em situação de vulnerabilidade.
A proposta do projeto foca no fortalecimento da Cidadania com o intuito de prevenir e combater o bullying, as diversas formas de violência e intolerâncias, o preconceito e a discriminação.
Entendendo a urgência e a gravidade dessas questões na nossa sociedade e conscientes de nosso papel social enquanto Colégio pertencente à Rede Vicentina de Educação, pretendemos criar e multiplicar ações estratégicas e sistematizadas que possam contribuir para aprimorar a qualidade da Educação oferecida em nossa unidade escolar e trabalhar de forma preventiva e educativa as diferentes formas de violência.
Objetivo: Estimular o planejamento e o desenvolvimento de atividades e ações que propiciem os nossos estudantes construções pessoais positivas relacionadas às suas relações em sociedade e o desenvolvimento de empatia, respeito às diferenças, solidariedade, visando uma cultura de paz e a prevenção de situações de violência intraescolar.
O grupo Juventude Mariana Vicentina é um movimento da Igreja Católica iniciado em 1830 a pedido de Nossa Senhora das Graças à Santa Catarina Labouré. Nossa Senhora desejava que os jovens tivessem um encontro com seu Filho Jesus por meio do serviço aos pobres.
O movimento JMV foi reconhecido pelo Decreto do Papa Pio IX, em 20 de junho de 1847, possibilitando aos adolescentes se tornarem agentes de mudança em seu próprio meio e na sociedade. Os encontros acontecerão semanalmente, no turno vespertino, a partir do 7o ano a 2a série do Ensino Médio, com momentos de oração, de partilha, de formação, de lazer, além de outras atividades.